SEO para Facebook Pages

“… social media and social networking are about relationships and relationships prove relevance and relevance is at the core of organic search” - Google Blog
Desde outubro de 2010, o Google passou a incorporar no seu algorítimo de classificação/ranking fatores Sociais, com a premissa de que Social Media se trata de relacionamentos e relacionamentos demonstram relevância e relevância por sua vez é a principal engrenagem do motor de busca. Seguindo nesta premissa o Google passa a considerar o conteúdo compartilhado, postado, curtido e comentado no Facebook como impulsionador de relevância e engajamento digital.

O mais importante de otimizar uma Facebook Page para SEO, é antes definir alguns pontos:
- o que é primordial rankear/indexar o conteúdo publicado na Facebook Page ou o conteúdo publicado no Site? Ambos conteúdos são replicados nos dois canais? Qual a relação de entre o site e a Facebook Page?
- a Facebook Page leva o usuário apenas conteúdo exclusivo para os “seguidores”?
- a Facebook Page é pública? Apenas o conteúdo postado como público se torna visível ao Google
Com estas respostas, segue alguns itens importantes na estratégia de SEO para Facebook Page:

- Apresentar para o usuário e também para o buscador que a marca possui uma Facebook Page, através de um link vindo do site da marca, se este link for um texto e não uma imagem, é perfeito, se ele estiver otimizado como: Facebook da Empresa é melhor ainda.

- Botão Curtir, é extremamente importante tornar o Botão Curtir visível e fácil de encontrar no conteúdo do site, o usuário ao clicar no botão curtir replica este conteúdo no mural da sua lista de amigos e o mesmo se torna um link para o seu site. Ponto pra SEO!

- Facebook Fan Box, incorporar este item no site da marca mostra ao visitante perfis que curtem a marca, caso o mesmo esteja logado em sua conta do Facebook seus amigos que curtem a marca aparecem nas primeiras posições, aumentando o relacionamento e engamento para novos “seguidores”.

- Facebook Landing Page, este item permite que ao entrar em uma página que o usuário não curte, a possibilidade de criar um conteúdo que influencie o usuário a passar a curtir a Facebook Page. Com o novo modelo de Facebook Page lançado ontem, ainda não é possível construir lading pages, porém há a possibilidade de divulgar conteúdo exclusivo apenas para os usuários que curtem a página.

- Facebook Comments App, este app permite que comentários feitos no seu site sejam feitos apenas por usuários logados no Facebook, com a possibilidade deste comentário ser exibido no mural do usuário (e mural dos amigos) que comentou, aumentando a exposição do site

Todos os itens citados acima, também podem ser considerados para a rede Google+ que possui featuressemelhantes e além do mais é um canal do Google e hoje já é utilizado nos resultados de buscas, e o engajamento de seus amigos e seguidores influencia totalmente nos seus resultados personalizados (logado em uma conta de Gmail).

Não posso prever o futuro, mas como já é clichê dizer que conteúdo é Rei, posso afirmar que conteúdo relevante e preparado para ser compartilhado (curtido e comentado) será daqui pra frente o principal fator de bom posicionamento nos resultados de busca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>